11/06/2015

Legumes ao molho de Ostras


Sou particularmente apaixonada pela culinária oriental, desde os pratos mais conhecidos como aqueles que são segredos de família, nunca me canso de procurar, testar e aprender novas receitas.

Hoje vou postar uma receita muito fácil , rápida e saborosíssima. Trata-se de legumes com molho de ostras , esse molho é muito típico na culinária oriental e hoje também de fácil acesso para nós ocidentais , você pode encontrá-lo em qualquer mercado na parte de produtos orientais.



Ele pode ser um coringa no seu dia a dia  é um molho pronto típico da culinária chinesa, à base de extrato de ostra, de sabor levemente adocicado. 
Indicado para temperar sopas, verduras e carnes refogadas, yakissoba, entre outras receitas.
Ele realça o sabor do alimento, enquanto por outro lado diminui o uso de sal na receita. “Depois do shoyo, é o molho mais usado na culinária asiática. É considerado um autêntico molho chinês que dá um sabor de Umami naturalmente, mais conhecido no Brasil como Ajinomoto.


Ingredientes: 1 repolho pequeno | 2 cenouras cortadas em tiras | 1 pimentão cortado em tiras | 1 cebola em tiras | 1 xícara de ervilhas tortas | 1/2 brócolis japonês | 1/2 vidro de molho de ostra | 1 colher de sopa de óleo de gergelim .

* você pode usar o legume que quiser pois esta receita é bem versátil 

Preparo:
Coloque o óleo na panela deixe aquecer um pouco, coloque os vegetais deixando o repolho por ultimo, salteie os legumes até estarem levemente fritos, adicione o molho de ostra e deixe cozinhar um pouco (não deixe muito para que os vegetais fiquem crocantes e não amoleçam) retire do fogo e sirva a seguir . Este refogado fica muito gostoso gelado também .
Se você quiser pode adicionar gergelim ou amendoim para deixar a receita mais sofisticada.


Não deixem de experimentar ,tenho certeza que vão amar .

Beijos, 
Viviane