26/04/2015

Sucos Detox


Quem nunca fez cara feia para o suco de beterraba e cenoura preparado pela mãe ou pela avó? Nos últimos anos, misturas assim se tornaram moda e ganharam um nome sofisticado: suco detox. Um aliado popular na limpeza do organismo e no processo de emagrecimento. E seu principal trunfo está no valor nutricional. Já que são uma forma rápida de se aproximar das seis porções diárias de frutas e hortaliças, quantidade média recomendada por profissionais para uma dieta balanceada.


A palavra “detox” é originária da palavra desintoxicação, e é baseada na ingestão de determinados alimentos que tem essa função desintoxicante, eliminam o inchaço, o mal-estar e acidez do organismo. Em poucos dias é notória a diferença que fazem no organismo, diminuindo o peso e trazendo a sensação de bem estar.

No entanto, vale ressaltar que ele precisa ser associado a uma alimentação balanceada para que seja verificado o seu efeito no organismo.

O suco detox auxilia na redução do colesterol e perca de peso, mas apesar disto, é a sua capacidade de desintoxicar que nomeia e dá fama a esses sucos. As receitas são ricas em componentes antioxidantes, que ajudam a eliminar substâncias nocivas ao organismo, como os radicais livres, aceleradores do envelhecimento. Eles são produzidos normalmente pelo corpo, mas alguns fatores podem acelerar o processo, por exemplo, o consumo excessivo de alimentos industrializados, a ingestão de grandes quantidades de açúcar e de bebidas alcoólicas e o estresse.

O ingrediente mais comum na mistura é a couve. A folha é rico em clorofila (que favorece a desintoxicação), magnésio (relaxante muscular) e cálcio (bom para os ossos). Outras opções são as frutas limão, laranja e abacaxi, que auxiliam a digestão e contêm vitamina C. As combinações são bastante variadas e vão de acordo com o gosto e as necessidades de cada um. Também vale colocar gengibre, com poder anti-inflamatório, e água de coco, para aumentar a hidratação. Para potencializar os efeitos, pode-se acrescentar o chá de hibisco, que é diurético e acelera o metabolismo.

Independentemente das escolhas, a preferência vai para as alternativas orgânicas, cuja produção é livre de agrotóxicos e oferece menos riscos à saúde. “Às vezes, achamos os orgânicos caros nos supermercados, mas é possível encontrar opções mais baratas em feiras e mercados locais”, indica a nutricionista Camila Araújo. Ela também dá uma dica prática e que evita desperdício. É fazer gelinhos com os componentes que correm o risco de estragar. Basta bater no liquidificador 250ml de água a cada quatro ou seis folhas de couve e pôr a mistura em uma fôrma de gelo.

Confira no vídeo abaixo a dica dada pela Nutricionista Gabriela Maia de dois sucos fáceis de fazer e muito nutritivos.


Vídeo: Bolsademulher



Fonte: Wikipédia | Uai