29/03/2015

Reeducação Alimentar

Como primeiro post do nosso “Você Sabia?”, vamos falar sobre um tópico que a gente super apoia: a Reeducação Alimentar.

Apesar de o tema estar literalmente, “na boca do povo” , pouca gente sabe de fato o que significa. Por isso, vamos tentar esclarecer um pouco as coisas para vocês.

A primeira coisa que devemos saber é que Reeducação Alimentar não é deixar de comer tudo que engorda e passar a comer só alimentos light. Também não é passar a comer frutas, verduras e legumes de forma exagerada.



Ao pensar em reeducação alimentar, pensa-se nitidamente em alimentação sem gosto e sem graça, porém, deve-se entender que além da doutrina do paladar, a reeducação é um conceito de saúde e de bem estar, resultando em melhores desempenhos de funcionamento do corpo e da mente.

Isso não significa uma privação total de alimentos que consideramos saborosos, mas a consciência da quantidade de ingestão destes alimentos, assim como a frequência em que são ingeridos, devendo então aplicar o conceito de redução e controle para que o corpo não sofra com as consequências causadas pelos alimentos que não possuem apelo nutritivo.

Não quer dizer que você não possa comer um fast-food de vez em quando ou aproveitar um bolo de aniversário, o fato da reeducação é apenas entender que você pode consumir de tudo, fazer um cardápio com saladas, frutas, carnes, mas também com chocolates, salgadinhos e sorvetes de forma balanceada, sabendo o limite de onde é a hora de parar.

É aí que entra a reeducação alimentar, que na verdade consiste na mudança de alguns hábitos, mas sem deixar de fora o que faz parte da cultura de cada indivíduo.

Reeducação, como o próprio nome já diz, é se RE-educar, aprender novamente. E no caso da alimentação, é aprender a comer de tudo, sem exageros e de forma equilibrada. Não existe uma receita básica para esta reeducação. Cada um terá um perfil pessoal.

As maiores vantagens de rever seu habito e promover uma reeducação alimentar vão aparecer sobre estes pontos: – Ajuda quem sofre com perda ou ganho excessivo de peso – Ajuda as pessoas que tem problemas com colesterol ou glicose – Ajuda no controle de doenças que se agravam pela alimentação desordenada – Ajuda a manter o peso – Melhora o desempenho físico e mental – Controla o estresse.

Para uma boa reeducação alimentar é importante:

1. Compreender que hábitos estão errados, só tomando consciência dos erros é possível corrigir os hábitos alimentares, para ter esta ideia pode se preencher um diário alimentar em que se regista tudo o que se come e bebe por exemplo por 7 dias;

2. Querer mudar os hábitos, a reeducação alimentar é um processo de aprendizagem que remove hábitos que sempre foram praticados ao longo da vida e sugere novos hábitos mais saudáveis;

3. Fazer uma mudança de cada vez, muitas mudanças ao mesmo tempo trazem uma alteração radical na alimentação e mais rapidamente se abandona o processo;

4. Manter os novos hábitos saudáveis.

O ideal é que o processo seja feito individualmente e com orientação de um Nutricionista, pois uma recomendação pode ser adequada para uma pessoa mas não será para outra. Deve-se levar em conta o estilo de vida, assim como a presença de doenças pré-existentes.

Sabemos que mudar hábitos não é fácil, não é mesmo?! É uma tarefa que requer esforço e disciplina, mas é possível. Quando o objetivo maior é a saúde, a prevenção de doenças e o melhor aproveitamento do organismo, o esforço vale a pena.

E o mais importante, tenha prazer ao se alimentar. Tudo o que fazemos encarando como sacrifício e sofrimento, não conseguimos manter por muito tempo. Então basta ter força de vontade e ir à luta.

Boa alimentação e até a próxima!


NOTA: Vale ressaltar que nosso Blog não é sobre dietas, produtos milagrosos e afins. E que não estamos habitas a fornecer nenhum tipo de cardápio, sendo que esta tarefa cabe “exclusivamente” a um profissional qualificado.